quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Definição de Telhados no Desenho técnico


Definição de:
·      Cumeeira Parte mais alta do telhado, onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apoiam os caibros do madeiramento da cobertura. Também chamada espigão horizontal.


·      Queda água Água-furtada é uma parte do telhado, constituída por uma aresta inclinada delimitada pelo encontro de duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, é para onde convergem as águas que caem sobre o telhado, por este motivo, também é conhecido por calha ou "rincão".
Por definir o limite inferior do telhado, também é usada para designar o espaço que o próprio telhado delimita, ou seja, o sótão, especialmente se este for desprovido de janelas.
Também são denominadas de águas furtadas, os pontos de encontro das mansardas e o telhado, e por este motivo, muitas vezes, as próprias mansardas, são também chamadas de água furtada.

·              Espigão  O espigão é a aresta que delimita o encontro de duas águas que formam um ângulo saliente. É revestido com uma telha própria e fica em evidência por ser ressaltado.


·    Como calcular a inclinação de um telhado

Quando ouvimos o telhadista ou projetista mencionar: “O telhado possuirá uma inclinação de 10%”, o que exatamente isso significa? Significa que 10% é equivalente a 10/100, ou ainda: 10 dividido por 100. Adotando a unidade de medida em centímetros (cm), temos: 10% = 10cm/100cm, ou seja, a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado avança 10cm na vertical.
Observem o cálculo na figura a seguir:
O mesmo raciocínio serve para todos os telhados com diferentes inclinações de telha.Então vamos ao cálculo de inclinação de um telhado na prática.

Exemplo:
Calcule a altura final da cumeeira de um telhado com 2 águas com as seguintes dimensões:
·         Largura total = 8,0 metros
·         Inclinação de 30%, (inclinação que informada pelo fabricante da telha)
Como calcular:
Primeiramente se o telhado terá 8,0m de largura com duas águas, a cumeeira SEMPRE estará no meio da cobertura, ou seja, nos 4,0m. Então se o telhado tem inclinação de 30% = 30/100 = 30cm de altura a cada 1,0m de largura, logo a cada 4,0 de largura temos 120cm ou a 1,20m de altura como mostra a figura a seguir. Ou você pode lançar mão de uma conta simples direta através da fórmula de Pitágoras. Se eu conheço a distância do telhado, no caso 4 metros e a inclinação do telhado caso 30%, onde H é altura da cumeeira teremos:

H= 4 m x 30 % = 1,20 m
Simples não é verdade? Agora você já sabe como calcular a inclinação de um telhado corretamente você não vai mais errar na prova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário