1.Introdução
INTRODUÇÃO
DAS ESTACAS MEGAS
As estacas
megas também conhecidas como estaca de deslocamento, hidráulica e estaca de
reação, de acordo com a NBR 6122/1996, é uma estaca pré-moldada cravada de
forma segmentada com equipamento hidráulico. Uma estaca é formada por um ou
mais seguimentos que são elementos pré-moldados com 50 cm de altura e diâmetro
variável. Durante a execução após a cravação completa de um elemento outro
elemento é colocado sobre o primeiro e assim consecutivamente até o término da
estaca.
A energia de
cravação, obtida da estrutura, é transferida para o solo na lateral da estaca
(atrito lateral) e para a camada de solo imediatamente abaixo da ponta inferior
da estaca (resistência de ponta), sendo a soma das duas forças a carga
total.
São usadas
as vigas, paredes e lajes da estrutura do imóvel, nos locais de cravação, como
ponto de apoio e reação para o avanço da cravação das estacas. Poderá, então,
ocorrer o renivelamento ou erguimento da estrutura de forma parcial ou total,
sendo esses, efeitos inerentes à cravação.
Os instrumentos utilizados para o emprego das estacas são de pequeno porte, pequena dimensão, pouco peso, para facilitar o trabalho em espaços confinados e de difícil acesso. Normalmente são cilindros hidráulicos, ligados a unidades elétricas hidráulicas de pequeno porte que necessitam de energia da ordem de 7 c.v. 220 V. A execução desta estaca não faz barulho, não utiliza água e nem refrigeração.
Os instrumentos utilizados para o emprego das estacas são de pequeno porte, pequena dimensão, pouco peso, para facilitar o trabalho em espaços confinados e de difícil acesso. Normalmente são cilindros hidráulicos, ligados a unidades elétricas hidráulicas de pequeno porte que necessitam de energia da ordem de 7 c.v. 220 V. A execução desta estaca não faz barulho, não utiliza água e nem refrigeração.
Sua produtividade está mais relacionada com instalações e acessos, do que com a cravação propriamente dita. Em condições favoráveis de trabalho, uma equipe pode cravar duas estacas por dia. Todas as estacas mega (concreto ou metálicas) após finalizadas, transferem a carga da estaca para a estrutura pelo que é denominado “carga de cunhamento”, já definida na norma técnica.
· Definição
Estacas Mega de
Concreto
São como todas as
estacas mega cravadas com uso de cilindros hidráulicos, popularmente
denominados macacos hidráulicos, num conjunto de equipamentos com bombas e
manômetros. A estaca é constituída de segmentos pré-moldados de concreto com 50
cm de altura e diâmetro de 25 cm. Uma das técnicas de fabricação dos
pré-moldados com centrifugação do concreto deixa um furo interno da ordem de
oito centímetros.
As estacas mega de concreto têm sua carga de cravação limitada a 45 t. para estacas com comprimento inferior a 10 m. Quando este comprimento é maior ou encontra argilas muito moles, a carga de cravação deve ser diminuída devido aos efeitos de segunda ordem (flambagem). Um fato de extrema importância e com frequência desconhecido e/ou desprezado pelos projetistas, é que as estacas mega de concreto penetram no solo por sua própria expulsão, como as estacas pré-moldadas. Este aspecto provoca altíssimas pressões neutras abaixo da ponta da estaca, permitindo um relaxamento posterior da carga de cravação.
Com frequência, ao recravarmos uma estaca mega após alguns anos, encontraremos uma carga de ruptura inferior à anotada na sua execução. Também é constante, uma estaca mega de concreto cravada ao lado de uma estaca pré-moldada (ou outras) ficar com um comprimento menor do que a outra, prejudicando seu comportamento quando analisado sob o efeito do grupo. A decisiva vantagem da estaca mega de concreto é o seu custo. O custo de um reforço de fundação com esta estaca é da ordem da metade do custo de um reforço de fundações com mega metálica ou mega metálica injetada, melhores e mais sofisticadas.
As estacas mega de concreto têm sua carga de cravação limitada a 45 t. para estacas com comprimento inferior a 10 m. Quando este comprimento é maior ou encontra argilas muito moles, a carga de cravação deve ser diminuída devido aos efeitos de segunda ordem (flambagem). Um fato de extrema importância e com frequência desconhecido e/ou desprezado pelos projetistas, é que as estacas mega de concreto penetram no solo por sua própria expulsão, como as estacas pré-moldadas. Este aspecto provoca altíssimas pressões neutras abaixo da ponta da estaca, permitindo um relaxamento posterior da carga de cravação.
Com frequência, ao recravarmos uma estaca mega após alguns anos, encontraremos uma carga de ruptura inferior à anotada na sua execução. Também é constante, uma estaca mega de concreto cravada ao lado de uma estaca pré-moldada (ou outras) ficar com um comprimento menor do que a outra, prejudicando seu comportamento quando analisado sob o efeito do grupo. A decisiva vantagem da estaca mega de concreto é o seu custo. O custo de um reforço de fundação com esta estaca é da ordem da metade do custo de um reforço de fundações com mega metálica ou mega metálica injetada, melhores e mais sofisticadas.
Estacas MM (Mega
Metálica)
O corpo de uma estaca
MM é constituído de tubos metálicos; espessura de parede compatível com sua
carga estrutural; segmentos de 75 cm cada, interligados com roscas e luvas
feitas em tornos mecânicos de alta precisão. Na prática, relevando a fabricação
e estocagem, encontram-se no mercado para uso imediato dois tipos de MM: as de
4,5’’ para carga de cravação de até 45 t e as de 6,5’’ para carga de cravação
de até 75 t.
Após a cravação, antes do cunhamento, estas estacas são preenchidas com concreto armado com fibras, aumentando substancialmente o coeficiente de segurança estrutural desse reforço de fundação. Como todas as estacas mega, ela é cunhada e tem sua cabeça concretada preenchendo os vazios existentes entre cunha e blocos.
Após a cravação, antes do cunhamento, estas estacas são preenchidas com concreto armado com fibras, aumentando substancialmente o coeficiente de segurança estrutural desse reforço de fundação. Como todas as estacas mega, ela é cunhada e tem sua cabeça concretada preenchendo os vazios existentes entre cunha e blocos.
Ao contrário das
estacas mega de concreto e de forma similar às estacas metálicas com trilhos ou
perfis, a MM penetra no solo por cisalhamento. Algumas de suas características
são:
·
Penetram bem mais fundo que uma estaca mega de
concreto ou uma pré-moldada de concreto antiga e adjacente, colocando-se em
novo horizonte de apoio e
·
permitindo somar a carga das fundações antigas com
a carga da MM, algo que não ocorre nas estacas mega de concreto;
·
Com frequência uma MM penetra 30% mais do que uma
pré-moldada de concreto adjacente;
·
Apresentam ganho na capacidade de carga com o
tempo. O oposto ao relaxamento citado nas estacas mega de concreto. As
pouquíssimas medições feitas nas MM após anos indicam uma capacidade também da
ordem de 20% na carga de ruptura;
·
O gráfico de cravação, metro a metro, desde seu
início é uma excelente sondagem, caracterizando com precisão o tipo de subsolo
em cada estaca, permitindo corrigir e ajustar o projeto original.
Estacas MM (Mega
Metálica Injetada)
Caracterizam-se por
limpar a terra embuchada no interior dos tubos metálicos das estacas MM e
posteriormente injetar nata de cimento com pressão de até 30 kg/cm², formando
um novo bulbo na ponta da estaca e aumentando a adesão entre a estaca e o solo
no fuste. Para a limpeza do solo que entrou no interior da MM utiliza-se
lavagem d’água em circuito fechado e/ou equipamentos específicos desenvolvidos
para este uso.
Inúmeros testes e medições feitos neste tipo de estaca MMI indicam um ganho de carga de trabalho da ordem de 50% comparada às MM tradicionais. Em alguns casos este ganho foi até maior.
Inúmeros testes e medições feitos neste tipo de estaca MMI indicam um ganho de carga de trabalho da ordem de 50% comparada às MM tradicionais. Em alguns casos este ganho foi até maior.
É importante lembrar
que não há ganho de carga de cravação somente para trabalho e ruptura. Além
desta grande vantagem podemos citar outras:
·
Em casos em que a reação é limitada, a carga de
cravação também fica, e é impossível garantir o coeficiente de segurança de 1,5
para a carga de trabalho. Exemplificando: num pilar com 30 t, ao cravarmos uma
MM e a carga de cravação atingir estes 30 t, a estrutura começa a levantar e
não é possível compatibilizar carga de cravação com carga de trabalho. Para
este problema, temos na prática duas soluções: cravar duas estacas MM com 30 t
cada ou cravar uma MMI com 30 t, limpá-la e injetar nata de cimento para que a
carga de ruptura passe para ≈ 45 t e garanta a carga de trabalho de 30 t. Além
do custo de uma estaca MMI ser menor que duas MM, existem os custos do bloco
estrutural, reação excêntrica etc.;
·
As MMI podem ser aprofundadas ainda mais, mesmo
após atingir a carga de cravação. Se o miolo de terra no meio das MM
ultrapassando sua ponta for limpo, é possível recravar esta estaca atingindo
horizontes mais profundos. Num dos casos de obras citados adiante (Santa
Cecília), as MMI de 4,5’’ obrigatoriamente tinham que atingir um comprimento de
10 m, porém com ≈ 8 metros atingia a carga de cravação limite de 45 t. As
limpezas possibilitaram aprofundá-las e posteriores injeções garantiram a carga
de trabalho de 40 t/estaca ou pilar;
·
Outra vantagem é a possibilidade de se obter
estacas com carga de ruptura e/ou de trabalho muito altas. Em alguns casos
(Abismo XI – Oliveira, 2014) medições com strain gage e células de medição
computadorizadas, as estacas MMI ultrapassaram a carga de 120 t, tendo sido
cravadas com 80 t e cunhadas com 55 t cada;
·
Em obras emergenciais, com riscos inaceitáveis, as
MMI configuram-se como não somente a melhor, mas a única solução;
·
Similar à estaca ômega e outras, a MMI tem patente
requerida. No Brasil, cinco empresas estão aptas a utilizá-las.
·
Vantagens
e desvantagens
VANTAGENS DAS ESTACAS MEGA:
•Possibilidade de substituição das fundações existentes
simultâneas ao uso da edificação;
• Acréscimo da capacidade de suporte das fundações existentes;
• Modificação parcial de fundações existentes em virtude de uma
eventual deficiência localizada (recalques diferenciais);
• Execução em locais pequenos e de difícil acesso a pessoas e equipamentos;
•Isenção de vibrações durante a cravação, reduzindo os riscos de
uma eventual instabilidade que por ventura venha ocorrer, devido a precariedade
de fundações existentes;
•Aumento imediato da segurança da obra após a cravação sucessiva
de cada estaca MEGA;
•Limpeza da obra durante a execução, sem adição de água ou
formação de lama.
DESVANTAGENS DAS ESTACAS MEGA:
•Tem alto custo e longo tempo de cravação.
·
QUANDO
UTILIZAR AS ESTACAS MEGAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
É muito
comum em casos de obras que tem problemas de fundações devido ao colapso do
solo ou problemas estruturais e essas obras tem como soluções o reforço com
estacas mega que possibilitam a substituição ou o acréscimo das fundações
existentes sem interferir o uso da edificação durante o decorrer da obra.
A estaca
Mega vem ganhando espaço cada vez maior no mercado tendo a favor de sua
utilização o fato de sua instalação não causar choques, vibrações, ruídos,
poluição do ar, não requerer o uso de muito espaço e limpeza da obra durante a
execução sem adição de água ou formação de lama.
Elas são
constituídas de segmentos de concreto simples, armado ou metálico, de seção
vazada ou maciça, quadrada ou circular, com encaixe ou sem. Esses elementos são
cravadas através de um macaco hidráulico que reage contra a estrutura
existente. A escolha do macaco hidráulico deve ser feita de acordo com o tipo
de dimensão da estaca, característica do solo, carga específica do projeto e
peculiaridade do local.
As estacas
podem ser usadas para criar novos ambientes abaixo de pisos e paredes já
existentes, depois de cravadas é usada a casa como reação. As estacas funcionam
transmitindo o peso dos pavimentos superiores. Após a cravação é retirada a
terra entre as estacas, formando o novo ambiente. As estacas também funcionam
como arrimo contendo o solo.
Ela irá
atuar também, principalmente na correção de alguma patologia ocasionada em uma
obra qualquer.
2.Fundações
2.1INSTRUMENTOS:
Os
equipamentos utilizados para o emprego das estacas mega são de pequeno porte,
pequena dimensão (≈80 cm x ≈50 cm x ≈60 cm), pouco peso (≈ 60 kg), para
trabalharem em espaços confinados e de difícil acesso. Normalmente são macacos
hidráulicos acionados por uma bomba injetora de óleo ,com pressão até de 60
toneladas,além dos quadrados e cilindros de concreto.
2.2 Etapas
de execução
Escavação:As medidas das escavações foram de 1,0 metro
de comprimento por 1,0 metro de largura e 1,10 metros de altura abaixo da viga
baldrame ou sapata.
Posicionamento dos
cavaletes:Os cavaletes são uma adaptação realizada pela empresa, de modo
que o pistão hidráulico trabalhe fixo e o mais justaposto possível da estrutura
(viga baldrame ou bloco). Sobre a cabeça do pistão foi acoplada uma chapa
metálica de 20 mm onde, nas suas laterais, foi soldado um tubo metálico que
serve para fixar os cavaletes ao pistão hidráulico.
Posicionamento
das estacas:Os elementos
de estaca são posicionados abaixo da estrutura a ser reforçada. Para garantir a
verticalidade dos elementos, verifica-se o prumo do elemento de estaca,
garantindo assim, o perfeito alinhamento do sistema estrutura-pistão-estaca.
Cravação:O
pistão hidráulico é acionado até o limite de sua capacidade de alcance, que
corresponde a um estágio. São necessários quatro estágios para se gravar um
elemento de estaca. Para cada estágio existe um calço de madeira que é colocado
entre a estaca e o pistão hidráulico. O processo de cravação é interrompido
assim que o pistão hidráulico começa a sofrer resistência do solo.
Preparação
do cabeçote:Para receber o cabeçote,é colocado um pouco de areia sobre a
estaca, para que se elimine qualquer vazio. O cabeçote também deve ser prumado.
Cunhagem: Para a cunhagem são utilizados os
quadrados e as cunhas em concreto, colocados sobre o cabeçote. Em seguida, o
pistão hidráulico manual é posicionado sobre o cabeçote e entre os quadrados e
as cunhas. O pistão é acionado até o manômetro atingir a carga de cravação
utilizada de 20 toneladas e então,e travado nesta posição. Posteriormente, as
cunhas são também devidamente travadas para que o pistão manual possa ser
liberado e a carga da estrutura repouse sobre a estaca.
Acabamento da estaca:Utilizou-se o tijolo comum,
assentado com argamassa de cimento, para preencher todo o espaço vazio entre as
cunhas. Em seguida, foi realizou-se um reboco, finalizando a fase de
acabamento.
Reaterro: É realizado
com o próprio material retirado do local. Foram realizadas compactações do
solo, a cada 20 cm.
foi bom ter essas informacoes
ResponderExcluirCade o autor
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